http://www.youtube.com/watch?v=vNptP4Dk7dg
Desde o ano passado tenho usado esse video durante as aulas e ele gerou boas discussões sobre a questão do CONSUMISMO e o mais importante, fez com que todos parassem pra pensar sobre nosso estilo de vida e quem sabe rever algumas posturas.
Eu particularmente, tenho uma visão bem realista, não acredito que as coisas sejam tão simples ou fáceis de se mudar, aliás a pergunta é: as pessoas querem mudar? Estamos dispostos mesmo? E quanto as grandes industrias e empresas que poluem e destroem diariamente muito mais do que uma familia pode ser capaz durante um mês ou até em mais tempo? E a TV, as Rádios e os Jornais tão poderosos, mas sem nenhuma responsabilidade imposta? Muito pelo contrário, o compromisso da mídia reside exatamente em INCENTIVAR o consumismo e perpetuar esse estilo de vida já instituido.COMPRE! COMPRE! COMPRE! COMPRE! COMPRE !COMPRE! Economia de mercado ou de fazer estrago?
As grandes industrias inventaram o termo responsabilidade social pra "tapar o sol com a peneira" e as pessoas(nós) adotaram o termo "cada um tem que fazer a sua parte" pra nos enganarmos e assim no final poder dizer: " Ah, tá tudo assim destruído mas a culpa não é minha!" Pura hipocrisia. Somos todos culpados por esses problemas de poluição e destruição do meio ambiente, pois vivemos um estilo de vida doente e fadado ao fracasso. Lembro disso toda vez que ligo meu carro. A propósito, alguém aí está disposto a abandonar os seus veículos motorizados? Gostaria de saber!
Gostaria de ressaltar aqui a minha indignação com a frase " SALVEM O PLANETA". Deveria ser "SALVEM AS PESSOAS". Na minha opinião, o planeta está muito bem, ele ja estava aqui antes dos humanos, está aqui agora nos suportando, e vai continuar muito melhor ainda depois que nós humanos desaparecermos, aliás quem sabe isso tudo não vai ser um alivio pro planeta. O PLANETA TERRA ESTÁ MUITO BEM, NÓS É QUE ESTAMOS FERRADOS!
Como já dizia a musica de Ed Mota:
"o mundo é fabuloso, o ser humano é que não é legal...".